quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bolinhos...de Bolo de Chocolate com Framboesa


 Queria eu fazer este bolo fantástico,
mas acabei por transformá-lo nestes bolinhos...um despiste da cozinheira.

Bolo de Chocolate falhado
Conforme as instruções (ver receita) da Isabel, deixei-me levar pela inspiração do chocolate.
A única diferença foi que em vez de cranberries, fiz com framboesas.

Bolo de Chocolate com Cranberries
Ingredientes:
-250 gr de chocolate
-250 gr de manteiga sem (sal)
-5 ovos
-250 gr de açúcar branco
-200 gr de cranberrys
Untei uma forma sem buraco e polvilhei com cacau. Reservei. Bati os ovos com o açúcar até fazer uma mistura homogénea. Depois juntei o chocolate derretido com a manteiga em banho-maria. Mas...mexi rapidamente para não cozer os ovos. Quando estava tudo bem envolvido, deitei na forma e polvilhei por cima os cranberrys. Alguma fruta ficou ao de cima e outra ficou envolvida no bolo. Levei ao forno pré-aquecido a 200 ºC, levou 16 minutos no meu forno. O bolo tem que ficar estilo mousse no meio.

Tudo correu lindamente até ao ‘levei ao forno a 200 ºC’.
Estava eu animadíssima com o cheiro a chocolate que saia do forno, quando apareceu o meu vizinho inglês com um problema espanhol... foi aqui que tudo se estragou. Quando dei por isso interrompi-o e exclamei ‘Oh God my CAKE!’.Abri o forno e já se estavam a queimar os lados.
Tirei o bolo do forno, e ficamos (o bolo e eu) desesperados a olhar um para o outro.
O bolo muito preocupado...
Achei melhor deixa-lo quietinho a arrefecer, enquanto solucionava o meu problema inglês...em espanhol.

De volta ao meu problema...bolo
O bolo cheirava que era uma maravilha, só estava queimado à volta, o centro apesar de ter perdido o seu ponto ‘mousse’, não estava queimado.
Pensar...
Com uma forma de cortar bolachas, cortei o centro do bolo de modo a formar bolinhos.
Coloquei-os em forminhas de papel e polvilhei com coco ralado.
Não é que ficou bom?

Aviso:
Não tentem fazer como eu (é perigoso deixar queimar bolos e ficam muito tristes).
No blog 'Cozinhar com os Anjos', podem ver a fotografia  do bolo na sua perfeição.
Apesar de ser completamente diferente do resultado que queria, ficou uma delicia.

Peço imensa desculpa, Isabel por ter ‘desestruturado’ o teu magnífico bolo. Fica para a próxima.

“O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar.”
Albert Einstein

O meu falhanço em zoom

­­­­­­­­­­­­­­­______________________________

­­­ Cortaditos...de Bizcocho de Chocolate con Frambuesa

Mi intención era hacer este fantástico bizcocho de chocolate,
Pero he terminado haciendo estos ‘bolinhos’...culpa de una cocinera despistada.


Bizcocho de Chocolate desestructurado
Siguiendo las instrucciones (ver receta) de Isabel, me he dejado llevar por la inspiración del chocolate. La única diferencia es que en vez de Cranberries, lo he hecho con frambuesa.



Bizcocho de Chocolate con Cranberries
Ingredientes:
-250 gr de chocolate
-250 gr de mantequilla sin (sal)
-5 huevos
-250 gr de azúcar blanco
-200 gr de cranberrys
He untado un molde y lo espolvoreé con cacao. Lo he reservado. Batí los huevos con el azúcar hasta tener una mezcla homogénea. Después añadí el chocolate derretido con la mantequilla al baño maría. Pero...he mezclado rápidamente para no cocer los huevos. Cuando estaba todo bien envuelto, lo eché en el molde y  he espolvoreado por encima los cranberries. Parte de la fruta quedo en cima e parte se hundió en la masa. Lo introducí en el horno precalentado a 200 ºC, tardó 16 minutos en mí horno. El bizcocho tiene que quedar como ‘mousse’ en el centro.
En mi cocina, todo iba de maravilla hasta “introducí en el horno a 200 ºC”.
Estaba animadísima con el olor a chocolate que salía del horno, cuando vino mi vecino inglés con un problema español... estaba hablando con él, pero de repente lo interrumpí y exclamé ‘Oh God my CAKE!’. Abrí el horno, pero demasiado tarde. El bizcocho se estaba quemando a los lados.
Lo saqué del horno y quedamos (el  bizcocho e yo) desesperados, mirándonos uno al otro.
Me pareció bien dejar que se entibiara tranquilito mientras terminaba con mi problema inglés, en español.
Volviendo al bizcocho…olía de maravilla, estaba quemado alrededor, pero aunque hubiese perdido el punto ‘mousse’, no estaba quemado en el centro.
Pensar…
Los he puesto en unos papelitos, espolvoreados con coco rallado e ya tenían otra pinta.
Y que estaban buenos!


Aviso:
No intentéis hacer lo mismo que yo (es peligroso dejar que se quemen bizcochos y además se ponen muy tristes)
La foto del bizcocho tal como debería de quedar, la podéis ver en el blog ‘Cozinhar com os Anjos’.
Aunque el resultado haya quedado completamente distinto, estaba muy bueno.

Isabel, te pido perdón por haber 'desestrucuturado' tu maravilloso bizcocho. Queda para la próxima, vale?
"Quien nunca ha cometido un error nunca ha probado algo nuevo".

2 comentários:

  1. (Sorrisos) só mesmo tu com a tua história....ri-me com gosto! Um vizinho Inglês com um problema Espanhol, isso é que se chama um problema linguístico. Amiga, o teu forno não têem relógio? É o meu grande aliado. Mas, olha que até ficou bem engraçado e ficou com textura de pudim em vez de mousse, e assim se inventa uma nova receita. Parabéns
    Beijinhos com muito carinho

    ResponderEliminar
  2. E isso mesmo, ficou tipo pudim.
    O meu forno não tem relógio, mas o coitado podia ter berrado que eu do jardim não ouvia. A culpa foi só minha que este forno nunca me decepcionou.
    Um beijinho, Isabel

    ResponderEliminar